Pular para o conteúdo principal

Mulher Maravilha (Wonder Woman, 2017)




Mais do que importante, Mulher Maravilha é um filme necessário para os tempos atuais.





Mulher-Maravilha não é um filme perfeito ou impecável, passa longe disso. Mas cumpre muito bem o papel para que veio: oferecer um grande filme de super heroí/heroína, e uma história que mesmo voltada ao entretenimento, representa uma visão ainda preconceituosa sobre o papel da mulher.
Ambientado no início do século XX, durante a 1ª Guerra Mundial, o longa apresenta Diana (Gal Gadot) como a princesa de Themyscira, filha de Zeus com Hippolyita (Connie Nielsen) e que acidentalmente encontra o capitão (Chris Pine) e que parte com ele para salvar o mundo de Ades, o Deus da Guerra.

Embora conte com passagens que somam clichês, o filme teu seu tempo e confia em sua história, o que é de extrema importância para sua narrativa. Gadot interpreta uma Diana decidida e ao mesmo tempo ingênua, mas que nunca se deixa esconder, sempre sabendo seu papel para a trama. É um ponto importante, pois a atriz é a cara e a vitalidade do filme, estando presente em praticamente todas as cenas.

Muito da importância dada a protagonista vem da diretora Patty Jenkins, que ao desenrolar da trama transforma Diana, de uma garota curiosa para uma heroína super poderosa. E durante essa caminhada, Jenkins discute, além do autoconhecimento de Diana sobre ela e sobre o mundo, a própria sociedade machista que ainda faz parte da nossa sociedade.

E um dos primeiros méritos do longa é ficar atento a seus extremos. Diana nunca é vista como a salvação vinda dos céus, como também não se vitimiza em situações que é pressionada. Na cena mais icônica do filme, e porque não da história dos super-heróis no cinema, a representação de Diana tomando a frente para avançar uma linha de guerra é a metáfora perfeita a situação das mulheres. Por tomar essa iniciativa é rapidamente alvejada de tiros. Os tiros nessa cena não são somente de espingardas e metralhadoras, mas de milhares de anos de preconceitos e perseguição. Em sua posição, Diana defende-se, mas não recua. Ao contrário, torna-se motivo de inspiração para um grupo que estava ali parado, que não avançava e uma situação que até aquele momento era imutável.

O modo como enxergamos Diana também é muito representativo. Por mais que a beleza de Gadot chame a atenção a todo instante, esta nunca é o centro das atenções. Ela é sensual ao natural, não sendo necessário (e nem preciso) enaltecer esses pontos. Com isso, os closes voltam-se para a situações que importam a trama, como detalhes da armadura, os braceletes e ao rosto de Gadot.
Jenkins também se preocupa em reverenciar o símbolo da Mulher Maravilha. Em certa cena, após saltar para destruir a torre de uma igreja aonde um atirador estava escondido, ela surge como figura divina enquanto é aplaudida por todos. Sabendo da representação que tem, ela então desce da torre ficando ao mesmo nível daquele que antes a saudavam. Não ao acaso também, a destruição da torre da igreja é um símbolo de luta contra uma instituição que por muito tempo oprimia as mulheres e segue tento sua alta cúpula totalmente formada por homens.



Por essas críticas, Diana torna-se também um símbolo das minorias, tratando de lutar pela justiça a todo o instante e próximo daqueles que precisam de alguém para os representar contra aqueles que buscam o poder ou nele permanecem. Não à toa, o grupo que a acompanha em sua jornada trata do dilema de ser totalmente desnecessário – uma vez que Diana poderia sozinha parar a guerra, ao mesmo tempo em que é fundamental, sendo a representação mais clara da natureza de Diana e seus ideais de justiça e bondade.

Em um momento curto, porém de importante reflexão, Diana mostra-se frustrada por não entender como as leis deste mundo funcionam, e questiona-se se sua causa tem fundamento. Em resposta, ouve de seu parceiro que seu sonho era ser ator, mas por nascer “com a cor errada” optou por outros caminhos.

É nesse ponto que o filme passa por cima de todas as suas falhas para construir um sentimento que ultrapassa as telas. Até sua data de lançamento o universo dos heróis era carente que um bom representante para o público feminino, que se limitavam a espaços como coadjuvantes e filmes ruins (Catwoman e Elektra, por exemplo). Se essa nova geração de crianças nasceu comprando máscaras do Homem de Ferro, camisas do Homem Aranha e mochilas do Capitão América, faltava a identificação feminina. Gal Gadot e a sua Mulher Maravilha chegam para estancar esse lugar. Por isso, é praticamente obrigatório que os pais apresentem esse filme a elas. A imagem de um empoderamento e de uma representação necessária, que pode inspirar um novo olhar sobre si mesma e seu sexo.

Não a toa, as cenas de Diana criança, logo na abertura do longa, mostram uma garota corajosa e ansiosa, tanto que se esconde para assistir as demais Amazonas lutarem, quase explodindo sua vontade de ir para o front. Assim como a personagem Mulher Maravilha ansiava por surgir ao grande público e as crianças dessa geração ansiavam por alguém que as representasse.

Manter a Mulher Maravilha viva (e não excluída das telas, como esteve por 76 anos), é muito importante para o mundo, como uma personagem que representa uma luta. Não a toa, desde 2015 ela é Embaixadora Honorária para as Mulheres e Meninas pelas Nações Unidas. O objetivo da instituição com isso é utilizá-la nas mídias sociais da ONU para promover a igualdade de gênero e a total participação feminina na vida pública. Uma prova da necessidade e importância deste filme para a sociedade atual. E também um questionamento, afinal: porquê demorou-se tanto para ela receber de fato sua obra e porque a personagem é tão subestimada, mesmo sendo uma deusa imortal (e até mesmo vista como fraca), quando comparada a outros heróis mais populares como Batman e Superman.

Por fim, Diana, assim como todo super-herói, representa a luta por um mundo melhor aonde o bem vence o mal. Porém, mesmo sabendo de sua natureza divina, optar por ficar entre nós mortais por entender que com ela, apesar de não curado, o mundo poderia ser um lugar melhor.

Diana está certa, um mundo sem mulheres, ou com elas ocupando papéis inferiorizados ou oprimidos na sociedade não seria/é um mundo bom. Quem sabe a busca por justiça, seja ela de sexo, de raça, de gênero, de respeito, de tolerância, de empatia e de oportunidades, represente um caminho para um futuro um pouco melhor diante da realidade que temos hoje. E que não precisemos de uma deusa para derrotar Ades. Que nossa própria bondade não dê espaço para ele crescer!






Comentários

  1. Foi uma ótima decisão retornar a essa heroína e fazê-lo de maneira tão impressionante. As meninas precisam de um modelo e, embora tenham removido a Mulher Maravilha como representante da ONU por ser "sexy demais", isso é muito importante. Gal Gadot esta impecável. O papel que realizo em mulher maravilha filme é uma das suas melhores atuações. Ela sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Além, acho que a sua participação neste Fdc comics filme realmente ajudou ao desenvolvimento da história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O amor é a flor da pele e eterno!

“Antigamente, se alguém tivesse um segredo que não quisesse partilhar, subiam uma montanha, procuravam uma árvore, abriam um buraco nela e sussurravam o segredo para dentro do buraco. Por fim, cobriam-o de lama e lá deixavam o segredo para sempre” A frase acima é dita por Chow Mo-Wang a seu amigo Ping, no filme Amor à Flor da Pele (2000), do diretor chinês Wong Kar-Wai, em uma das histórias de amor mais bem contadas do cinema, segundo muitos críticos. Kar-Wai consegue em seu filme dedicar ao amor a tradução que talvez mais o represente: a eternidade, ou o popularmente, até que a morte nos separe. Na história, conhecemos sr. Chow e a srta. Li-zhen Chan, os dois se mudam para Hong Kong da década de 60 com seus respectivos cônjuges no mesmo dia, onde ocupam quartos vizinhos de um mesmo edifício. Em comum, além do lugar onde vivem, os dois tem a ausência total dos parceiros, e posteriormente uma descoberta: seus cônjuges estão tendo um caso entre si. A descoberta aproxi

Volver

Falar de Almodóvar nunca é fácil. Uma das características do cineasta espanhol é seu atrevimento e coragem em propor nas telas seus conceitos e ideias. E é de atrevimento e coragem que se faz esse texto, ao tentar transpor em palavras um pouco de um dos filmes que mais aprecio em sua filmografia: Volver. Volver conta a história de Raimunda (Penélope Cruz), mulher casada e com uma filha de 14 anos, que ainda tenta superar a morte de sua mãe, enquanto cuida da tia. A personagem de Cruz, inclusive, é quem carrega o filme por completo e dá alma à trama. Cada cena da atriz renova o filme, que composto por um excelente roteiro, nunca deixa a história se esvair ou perder força. Não à toa, em muitas vezes vemos Penélope enquadrada ao centro da tela, tomando para si toda a sustentação do longa. Traduzindo essa percepção para a personagem Raimunda, é assim que ela também encara a sua vida. Uma vez que, mesmo com um casamento complicado, dificuldades financeiras crescentes e um passado

Divertida Mente (Inside Out) é uma viagem fantástica rumo ao autoconhecimento

O primeiro filme da Pixar, Toy Story, completa 20 anos esse ano. Toy Story foi mais do que o primeiro filme produzido em computação gráfica do cinema, a história de Woody e Buzz Lightyear representou a entrada da Pixar no segmento de animação e uma revolução no modo de fazer desenhos. Em vinte anos foram quinze filmes produzidos. Nenhum deles pode ser considerado um filme ruim, e no mínimo três deles, obras primas. E Inside Out, ou Divertida Mente no título em português, é um deles. A Pixar conseguiu criar um padrão tão alto de qualidade que qualquer filme mediano produzido por eles pode ser considerado um Dreamwor..., digo, um trabalho ruim. O estúdio reúne sete Oscars de melhor animação em nove disputados, sendo que em duas oportunidades disputou na categoria de melhor filme - Up! e Toy Story 3.                 Divertida Mente segue a linha dos filmes citados. É Pixar em sua melhor forma, abusando de originalidade e criatividade. Com a direção de Pete Docter, o mesmo d